Sábado, 24/06/2017. Bom dia. Seja Bem-vindo(a)!

Atendimento
(54) 3372-1222

Termas

No dia 22 de Julho de 1959 até o início do ano de 1960(09/01/1960), a Petrobrás procurou petróleo na bacia do Rio Pelotas, em Marcelino Ramos. O poço atingiu a profundidade de 2.590m², mas não encontraram Petróleo, porém uma camada chamada Aquífero Guarani(Formação Botucatu), que é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul, nem sempre sendo potável, mas é pura, situada entre 535 e 682 metros de profundidade e uma espessura de 147 metros, ocorreu à produção da Água Termal Sulfurosa com surgência natural, oportunizando a construção do Balneário de Marcelino Ramos, trazendo para o município trabalho e desenvolvimento.

Nos 5 meses e 18 dias que a equipe da Petrobrás permaneceu em Marcelino Ramos, a expectativa foi muito grande de que Petróleo fosse encontrado no Poço MR S1-1 RS. O resultado foi negativo, ou seja, no sub-solo de Marcelino Ramos não havia petróleo. Apesar de encontrarem água termal, eles lacraram o poço e foram embora.

Na segunda metade da década de 60, o então prefeito Antônio Floriani Zordan, tendo como Secretário de Turismo o Pe. Délcio Broetto iniciou um trabalho de conscientização da população para o turismo e reivindicou junto a Petrobrás e Governo do Estado a reabertura do poço com fins turísticos e conclui o seu mandato com esses objetivos praticamente encaminhados.

Passou-se aproximadamente 10 anos, e no mandato do prefeito David Gemelli iniciou a era do turismo em Marcelino Ramos, vindo o poço a ser reaberto no dia 03 de abril de 1970.

Os trabalhos de reabertura foram feitos pela Corsan. O poço original tinha 31,5 cm de diâmetro e 2 tampões, obstruindo a vasão, o primeiro entre 524 e 544m de profundidade. Esses dois tampões foram vasados pela Corsan com uma broca de 5 cm de diâmetro, surgindo água termal numa vasão de 90 m³/h a uma pressão de 800 libras e temperatura de 39º C. A Corsan não colocou nenhum tampão adicional, abaixo da Formação Botucatú.

No ano de 1970 ainda, foi construído um pequeno barracão, improvisado, que foi a primeira infraestrutura do Balneário de Águas Termais.

Em 1971 ocorreu a primeira tentativa de empreendimento turístico relacionado ao Balneário de Águas Termais, titulado TERMAS PISCINA CLUBE.

Este empreendimento não chegou ao objetivo proposto, mas mostrou a visão correta que o prefeito já possuía sobre o Turismo.

Entre os anos de 1972 e 1975, o fluxo de turistas aumentou, passou de somente população local á visitantes de todo o Alto Uruguai gaúcho e catarinense. Devido a isso, foram instalados chuveiros externos e internos a área do barracão, a construção da casa das máquinas e sala de hidromassagem, assim, o balneário começou a receber turistas da região que pretendiam acampar, os chamados turistas de barracas.

Em 1996/1997, foi construída a 1ª piscina coberta.

Em 1998/1999, iniciou-se a terraplanagem do novo Complexo Termal e aterramento da área do antigo balneário, devido a construção da Usina Hidrelétrica de Ita/SC.

Em 1999, ocorreu uma nova perfuração do poço para obter maior vazão de água termal, sendo que a água que abastece o Complexo Termal vem de uma profundidade de 544m a 700m aproximadamente.

Em 1999/2000, foi construído o novo Complexo Termal, com recursos da indenização do antigo balneário. O projeto total foi criado pelo corpo de engenheiros e arquitetos da Gerasul, e depois apresentado à comunidade para avaliação;

Em dezembro de 2000 foi inaugurado o Complexo Termal de Marcelino Ramos, tendo como vista o Lago da Usina Hidrelétrica de Itá/SC.

Em 2002, deu-se o início da construção da piscina semi-olímpica, inaugurada em novembro de 2003.

Em 2005, houve a inauguração do toboágua adulto e infantil, juntamente com duas piscinas, neste mesmo ano foi construído um quiosque com mesas e churrasqueiras, e uma cancha de bocha, dentro do complexo termal.

Em 2006, houve construção de um barracão com churrasqueira e banheiros no camping; 

Em 2007, teve a construção de duas piscinas receptoras de água nos chuveirinhos;

Em 2008, houve a construção da Rampa Molhada, junto há uma das piscinas.

 

Parceiros

Indique o Site

Convide mais pessoas para conhecer nossos Produtos.

Mídias Sociais

Localização

Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos

Visite o site da Prefeitura