TURISMO RELIGIOSO
A partir de primeira romaria de Nossa Senhora da Salette em 1937, iniciou-se um novo tempo para os Missionários Saletinos em Marcelino Ramos. O então bispo de Santa Maria, Dom Antonio Reis, diocese à qual pertencia a Vila de Marcelino Ramos, solicitou aos Missionários Saletinos que construíssem um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Salette para acolher as crescentes romarias que ali aconteciam.
O novo templo mariano foi iniciado na romaria de 1946, ano do centenário de Aparição de Nossa Senhora da Salette e foi inaugurado no Natal de 1948. A revista Salette, que era editada no Rio de Janeiro em 1946 passou a ser publicada a partir do Seminário Salette.
Enquanto isto, crescia a número de seminaristas internos na Escola Apostólica, o que pressionava por mais espaço no prédio existente. Atendendo a esta demanda, em 1956 iniciaram os trabalhos de construção de uma nova ala para o Seminário Salette ue foi efetivamente concluída em 1962.
A nova construção triplicou a capacidade para seminaristas internos. Mas, neste momento, os ventos da História mudaram de direção. O Concilio Vaticano II (1962-65) exigiu de toda a Igreja uma oportuna atualização dos instrumentos de Evangelização e as reformas foram aplicadas também aos seminários.
Foi assim que a partir de 1968 foram iniciados trabalhos para "atualizar" a escola do Seminário Salette. Associado a duas escolas locais o Seminário-escola foi sendo lentamente desativado. Em 1978, foi realizada a primeira reforma interna do prédio do Seminário a fim de poder acolher com mais conforto a retiros, encontros, reuniões, excursões e romarias.
Hoje, além de acolher jovens vocacionados, o Seminário Salette é um espaço para romeiros e devotos de Nossa Senhora da Salette, excursões e turistas que buscam descanso e lazer, grupos de pessoas que desejam fazer reuniões ou retiros.
Sinta-se você também um convidado para este espaço de paz e de oração.